ProAcústica lança Manual para Qualidade Acústica de Auditórios
Com o objetivo de ser um guia prático de orientação para empreendedores, arquitetos, construtores, órgãos públicos, fornecedores, projetistas ou consumidores o Manual para Qualidade Acústica de Auditórios da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) foi lançado durante à High Design, Home & Office Expo 2019, em São Paulo.
Com quatro capítulos, um quiz, sobre mitos e verdades, e referências normativas nacionais e internacionais, o manual apresenta as diretrizes básicas para auditórios com até 300 lugares, destinados às atividades como palestras, debates e formaturas. O conteúdo explora os novos espaços denominados “auditórios corporativos” ou “institucionais”, além das unidades construídas que são atualizadas ou renovadas. Também, foram considerados os auditórios sem caixa cênica e que podem utilizar, ou não, sistema de sonorização.
Segundo José Augusto Nepomuceno, consultor em acústica e coordenador do GT Salas Especiais da ProAcústica, responsável pela publicação técnica, o objetivo é apresentar boas práticas de projeto para novos auditórios ou em reforma. “Parte importante deste processo é integrar os consultores de acústica ao processo de projeto e obra, assim como reforçar a importância da qualificação de materiais acústicos. Surpreendentemente, uma parcela significativa dos projetos desconhecem o papel de um consultor acústico ou que materiais acústicos são qualificados, testados e não são simplesmente uma ‘pintura’ ou ‘reboco’. Havendo esta base de informação todos os envolvidos ganham”, explica Nepomuceno.
Dividido em três temáticas principais, o Manual para Qualidade Acústica de Auditórios trabalha de forma didática e ilustrada os conceitos básicos de acústica, características acústicas de materiais de acabamento e boas práticas para projetos de auditórios. Segundo Edison Borges Lopes, arquiteto e urbanista, vice- presidente da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, e autor do prefácio, “a acústica de auditórios é fundamental para a qualidade da comunicação e em promover o envolvimento da plateia. Interferências sonoras indesejadas, independente de sua origem, causam distração e prejuízos ao entendimento da mensagem.
A publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações – Grupo de Trabalho GT Salas Especiais, formado por representantes das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos. A realização dessa publicação foi viabilizada pelo patrocínio das empresas associadas Armstrong, Isover Saint Gobain, Kastrup Poltronas, OWA Sonex Brasil e Placo Saint Gobain.
O material está disponível para download gratuito, via cadastro básico – no Portal ProAcústica.