“Conexões para um mundo com melhor sonoridade” é o tema do Inter-Noise 2025 São Paulo, evento internacional de acústica mais importante do setor
Davi Akkerman, presidente do Inter-Noise 2025 São Paulo, e Carolina Monteiro, presidente do programa técnico, em entrevista à ProAcústica News traçam um panorama do evento mais aguardado pela comunidade de profissionais e estudiosos da acústica em âmbito global. Agora no Brasil, a 54ª edição do Inter-Noise – International Congress and Exhibition on Noise Control Engineering, organizado pelo I-INCE – International Institute of Noise Control Engineering, com co-realização da ProAcústica, chega a uma de suas mais importantes edições a ser realizado entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo, no WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel. Um espaço que comporta 60 salas, 2.500 pessoas (foyer-Golden Hall) e 298 apartamentos. Confira o que irá acontecer na programação, temas, os avanços mais recentes e os desafios atuais na área de controle de ruído e acústica e tudo que está sendo preparado para receber o público nacional e internacional.
Qual é a principal motivação para sediar o Inter-Noise 2025 e quais foram os fatores determinantes para escolher São Paulo como sede?
Sediar um congresso internacional de acústica tão prestigiado como o Inter-Noise é um privilégio. Trata-se de uma conferência anual que ocorre há 53 anos, onde reúnem-se profissionais, pesquisadores, estudantes, fabricantes dos diversos segmentos da acústica aplicada às engenharias, arquitetura, meio ambiente, psicologia, fonoaudiologia, saúde, entre outros. Este congresso circula por todos os cantos do mundo e no Brasil só ocorreu uma única vez no Rio de Janeiro, em 2005, ou seja, já era hora! São Paulo é a cidade mais importante da América Latina e pelo Brasil é raro encontrar-se a necessária infraestrutura de eventos que o Inter-Noise demanda.
Quais foram os maiores desafios enfrentados até agora na preparação do congresso?
O maior desafio no momento é a mobilização para o patrocínio comercial de tamanho evento e a captação do primeiro mundo técnico-científico para que compareçam ao nosso país continente.
O que está sendo preparado para que o Inter-Noise 2025 seja um evento inovador em comparação com edições anteriores?
Uma série de novidades criativas está sendo preparada, com todo o cuidado para que seja um evento bem-sucedido e atenda aos critérios definidos pela entidade maior que detém o controle dos Inter-Noise, que é o I-INCE, International Institute of Noise Control Engineering.
Quais foram os principais aprendizados da edição de 2005 e como eles estão influenciando o planejamento do Inter-Noise 2025?
Muita coisa mudou de 2005 para os dias de hoje! O evento realizado no Rio de Janeiro foi espetacular. No entanto, em 20 anos, mudaram a tecnologia, os profissionais e a área de acústica no Brasil que está em outro patamar. Nota-se, por exemplo, que a participação feminina cresce a cada ano. Também temos, hoje, uma capacidade de organização mais apurada e profissional para o porte do Inter-Noise.
Qual o papel da ProAcústica nesse cenário?
A ProAcústica foi escolhida para a organização do evento devido à sua capacidade profissional e condições de alavancar recursos. A ProAcústica buscou candidaturas, anteriormente, e durante esses anos tivemos amadurecimento suficiente para que isto se tornasse realidade em 2025. É um processo muito comum: postulação, amadurecimento e o reconhecimento da capacidade da entidade organizadora.
Como o congresso está sendo estruturado e planejado para promover a interação e colaboração entre pesquisadores, profissionais e empresas do setor?
Temos a importante participação da Sobrac – Sociedade Brasileira de Acústica como entidade coorganizadora, da parte técnico-cientifica, além do apoio de outras internacionais como a SAE da Espanha, SPA de Portugal, INCE-USA e a ASA dos EUA. Contamos com um Comitê Organizador bem robusto, estruturado para todas as ações necessárias além da contratação da empresa MCI Brasil, que é uma PCO – Professional Conference Organiser especializada em organização de congressos internacionais de larga experiência
Estão previstas salas para sessões técnicas, realização de visitas técnicas, área para expositores; auditório para palestrantes nacionais e internacionais? Como isso se dará?
O local do evento, o World Trade Center SP, responde por si a esta questão, conhecido como um dos maiores da América Latina, comportará a estrutura necessária para receber um público da ordem de 1.500 pessoas, com infraestrutura de primeiro mundo, muito bem localizado e cercado por uma rede hoteleira compatível. Haverá uma visita técnica guiada à Sala São Paulo uma das salas de concertos de maior reconhecimento no mundo, a ser oferecida aos participantes. Além de visitas turísticas a pontos bem selecionados da cidade para atender aos acompanhantes.
Para os estudantes está sendo preparado algo possível de participação?
Os estudantes sempre fazem parte do foco estratégico do Inter-Noise, representando um público médio da ordem de 30% dos participantes, que terão acesso ao evento a custos acessíveis.
Quais os eventos especiais do Congresso?
Tudo será muito especial! As sessões técnicas com seus chairs “feras” no assunto e seus convidados, os keynote lecturers (autoridades internacionalmente reconhecidas), a gastronomia a ser oferecida, os eventos culturais, a conexão entre interessados acústicos de todo o planeta e a Feira de exibição de produtos, materiais e serviços.
Quais são, principalmente, os públicos que frequentam o Congresso e a Feira?
Por tratar-se de evento profissional e científico top, quase que inédito no continente, imagino que teremos um público recorde latino-americano de estudantes, pesquisadores e profissionais da área. Também o Brasil representa uma curiosidade a mais para os “gringos” do hemisfério norte, uma vez que a data coincide com as grandes férias destes países, a “galera” aproveita 3, 4 dias de congresso e depois vão apreciar inúmeras belezas naturais.
que temos de sobra pelo Brasil.
Há alguma temática específica que receberá um foco especial durante o congresso? Quais serão os principais temas a serem abordados para a discussão do futuro?
O Inter-Noise 2025 terá um foco especial em temas inovadores e de vanguarda na área de acústica e controle de ruído. Dentre os tópicos destacados estão “Metamateriais Acústicos”, “Machine Learning aplicado à Acústica” e “Sistemas Ativos para Controle de Ruído e Vibração”. Além disso, haverá atenção especial a tópicos relacionados à sustentabilidade, como o design acústico para cidades inteligentes e a integração de tecnologias eco friendly no controle de ruído.
O congresso abordará tópicos que representam as tendências e o futuro da área de acústica, incluindo:
- Inteligência Artificial e Machine Learning aplicados à acústica e vibrações.
- Metamateriais para controle de ruído e vibrações.
- Acústica em Ambientes Urbanos e Cidades Inteligentes, incluindo soluções para a poluição sonora em áreas densamente povoadas.
- Impactos do Ruído na Saúde e no Bem-Estar, considerando tanto ambientes de trabalho quanto comunidades.
- Sistemas de Controle Ativo para mitigar ruídos em tempo real com o uso de tecnologias avançadas.
Como o evento pretende abordar os avanços mais recentes e os desafios atuais na área de controle de ruído e acústica?
O Inter-Noise 2025 contará com sessões técnicas focadas em pesquisas e avanços recentes, como:
- Soluções de controle de ruído e vibrações em veículos de transporte (aéreo, terrestre e marítimo).
- Novos materiais e tecnologias, como metamateriais acústicos, que oferecem soluções inovadoras para o controle de ruído.
- Sistemas híbridos de controle de ruído e vibração que combinam métodos ativos e passivos.
- Discussões sobre políticas públicas e normas internacionais que tratam do controle de ruído ambiental e industrial.
Além disso, as sessões plenárias trarão palestrantes renomados discutindo os maiores desafios atuais e as inovações tecnológicas em curso.
Como o congresso pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável e soluções inovadoras na área de controle de ruído e acústica?
O congresso irá promover discussões sobre acústica sustentável, como:
- Materiais biodegradáveis para tratamentos acústicos.
- Desenvolvimento de cidades inteligentes com foco no controle eficiente de ruído e na melhoria da qualidade de vida urbana.
- Sessões que destacam designs de baixa emissão de carbono e soluções acústicas eco friendly para ambientes de construção.
- A integração de acústica e sustentabilidade será um tema recorrente, incentivando soluções que consideram o impacto ambiental ao mesmo tempo que oferecem um controle de ruído mais eficaz.
Qual é o papel que o Inter-Noise 2025 desempenha na educação e formação de novos profissionais na área?
O Inter-Noise tem papel fundamental para o crescimento da educação em acústica no continente latino-americano onde há muito a progredir. Pretendemos estimular de alguma forma a vinda de representantes da América Latina, tanto estudantes como jovens profissionais, além do continente africano, ainda muito carente. Haverá concessão de bolsas especiais para este público além de premiações para os jovens talentos.
Como o Inter-Noise 2025 pode influenciar políticas públicas e práticas industriais relacionadas ao controle de ruído?
No próprio evento ocorrem sessões técnicas, com apresentações de breves palestras do que mais atual vem se aplicando no planeta nestes tópicos relacionados à Saúde, Conforto e Bem-estar das populações, disseminando resultados de interessantes pesquisas no campo do controle da poluição sonora.
Quais são os principais objetivos que o Inter-Noise 2025 pretende alcançar?
O slogan desse Inter-Noise 2025 será “Connections for a Better Sounding World”, ou seja, estabelecer conexões para um mundo com melhor sonoridade.
Quais são suas expectativas em termos de participação e impacto global?
Após nossa ida (4 membros do comitê organizador e mais 3 associados ProAcústica) ao Inter-Noise 2024, realizado em agosto passado em Nantes, França, pudemos fazer um “aquecimento” de clima de congresso, com muito aprendizado. Sabemos que o Brasil ainda fascina e atrai o público internacional e para nós este será o desafio, retribuir com o que temos de melhor a oferecer.
O que você espera que seja o legado do Inter-Noise 2025 para a comunidade acadêmica e profissional?
Na verdade, o legado já existe e é atualizado a cada ano. O que temos de fazer é receber muito bem os participantes, proporcionar bons momentos em todos os sentidos, manter o elo, criar novos e deixar uma ótima lembrança para os seguintes nesta trama profissional científica de Acústica.
De que maneira o evento pode inspirar futuras edições do Inter-Noise e eventos similares ao redor do mundo?
Da mesma maneira que experienciamos Inter-Noises passados como o de Nantes, com recorde de público (mais de 1.800 participantes e 1.100 papers), ou o de Glasgow, na Escócia, em 2022, com organização impecável, pretendemos deixar inspiração extremamente positiva ao público frequente, com o acolhimento incomparável do Brasil!