Desde 2012, nós da ProAcústica promovemos ações regionais no Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD), com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os impactos da poluição sonora.
Nosso compromisso vai além do reconhecimento do problema; buscamos ativamente soluções para mitigar seus danos e transformar as nossas cidades em ambientes mais tranquilos.
Menos barulho, cidade saudável, baleia feliz!
INAD 2024 | 24.4.24
Para o INAD 2024, a ProAcústica fez uma intervenção urbana em São Paulo para conscientizar o Brasil e o mundo sobre a importância de cidades menos barulhentas.
12h30 Concentração dos associados
13h00 Soundwalk até o Pateo Victor Malzoni
14h00 Retorno à Baleia
14h15 Manifesto de 1 minuto de silêncio
14h16 Entrega do Guia ProAcústica para Mapas de Ruído Urbano para as autoridades
15h00 Visita técnica ao Complexo B32 (mediante inscrição prévia)
De acordo com o levantamento do G1, as queixas sobre ruído excessivo ao Programa de Silêncio Urbano (PSIU) aumentaram 164% nos últimos cinco anos na cidade de São Paulo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS)
classifica o ruído como o segundo maior
agente poluidor ambiental.
"Acústica é um assunto amplo. Podemos abordá-lo por partes, por exemplo, a poluição sonora: muitas pessoas acham que não tem jeito, outras nem sabem que estão expostos, não conseguem dormir, estão estressadas sem saber que o ruído é a causa"
Marcos Holtz,
presidente da ProAcústica, em entrevista para o AECweb.
Após serem quase extintas pela caça predatória, as baleias se tornaram um símbolo derenascimento e resiliência. Sua luta pela sobrevivência e retorno aos mares reflete uma jornada de superação, que também se aplica ao contexto urbano de São Paulo.
"Além da baleia real que navega nos mares, existe a baleia mítica que navega em nossas mentes, com enorme carga de símbolos. E o mais marcante vem da história de Jonas, que fala de transformação, missão e a busca de valores. É isso que queremos para São Paulo: que as pessoas pensem na transformação que nossa cidade merece".
Rafael Birmann,
o empreendedor responsável pelo B32.
A escolha da baleia para nossa intervenção reforça a importância de nos comprometermos com a transformação das cidades, de forma que a paz possa adentrar em todos os lares.
FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO E
MERGULHE CONOSCO NESTA CAUSA.
O "Guia ProAcústica para Mapas de Ruído Urbano" descomplica uma das principais ferramentas utilizadas para o diagnóstico e gerenciamento do ruído nas cidades: Mapas de Ruído. Com uma linguagem simples e direta, ele esclarece porque é vital gerenciar o ruído nas cidades, o que são esses mapas, para que servem, como são elaborados e as informações que devem conter.
No Brasil, a informação sobre poluição sonora é escassa. Este Guia visa preencher essa lacuna, tornando o gerenciamento do ruído urbano acessível a todos, desde leigos no assunto até autoridades públicas como prefeitos, legisladores e técnicos.
Em uma iniciativa marcante no Dia Internacional para Conscientização do Ruído - INAD, a ProAcústica lança o Guia com uma ação de intervenção urbana em São Paulo, na escultura da Baleia localizada na praça do Edifício B32, utilizando protetores auriculares amarelos. Essa ação visa sensibilizar a população sobre os impactos da poluição sonora e apontar um caminho para cidades mais silenciosas e uma vida mais confortável, promovendo um ambiente saudável e o bem-estar de todos.
A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011, para estimular iniciativas brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.
Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado há 18 anos, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.