ABNT CB 196 Acústica Comitê Brasileiro de Acústica

Os Comitês Técnicos são órgãos da estrutura da ABNT de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação, que devem garantir a representação de toda a variedade de partes interessadas no assunto objeto de estudo.
Os Comitês Técnicos compreendem Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE), definidos em decorrência de sua estrutura e amplitude do âmbito de atuação conforme a seguir:
- Comitê Brasileiro (ABNT/CB): órgão técnico da estrutura da ABNT, formado por Comissões de Estudo.
- Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS): entidade técnica setorial, com experiência em normalização, credenciada pela ABNT para atuar no desenvolvimento de Normas Brasileiras do seu setor, também formada por Comissões de Estudo.
- Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE): órgão técnico da estrutura da ABNT, criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado no âmbito de atuação de outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existente.
- Os Comitês Técnicos e Organismos de Normalização Setorial são compostos por Comissões de Estudo (CE), que é constituída por especialistas representantes de Partes Interessadas, que tem por finalidade a elaboração e revisão de Documentos Técnicos ABNT.
ABNT/CB-196 Acústica – Comitê Brasileiro de Acústica
Data criação: 05/04/2022
Endereço: Campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/Centro de Tecnologia/Sala 212; Av. Roraima nº 1000, Camobi – Santa Maria/RS – CEP 97.105-900
Email: cb-196@abnt.org.br
Fone: (55) 9 9659-6406
Superintendente Gestor: Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante (Sobrac)
Chefe de Secretaria: Grace Jeong (ProAcústica)
Analista: Milena Pires – milena.pires@abnt.org.br
Secretaria Técnica: Sobrac/ProAcústica
Escopo
Normalização no campo da acústica, compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos de seus efeitos sobre o homem e ao meio ambiente, no que concerne a terminologia, diretrizes, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Excluindo-se a normalização no campo de projetos de edificações, tratados no âmbito do ABNT/CB-002 e instrumentação eletroacústica, tratado no âmbito do ABNT/CB-003.
NOTA 1: Este Comitê Brasileiro é espelho do ISO/TC 43 – Acoustics.
NOTA 2: Especificações e características de instrumentos de medição para fins acústicos deverão ser avaliadas em consonância às normas da IEC.
NOTA 3: Este Comitê é oriundo da Comissão de Estudo Especial de Acústica (ABNT/CEE-196).
Comissões de Estudo (CE) do ABNT CB-196 – Comitê Brasileiro de Acústica
São grupos técnico vinculado ao CB-196, formado por especialistas e representantes de partes interessadas no setor de acústica. Seu principal objetivo é a elaboração, revisão e atualização de normas técnicas da ABNT relacionadas à acústica, garantindo que essas normas estejam alinhadas com as necessidades do mercado e em conformidade com padrões internacionais.
Além da criação e revisão de Normas Brasileiras (ABNT NBR), as Comissões de Estudo também participam do processo de tomada de posição técnica em temas discutidos em fóruns de normalização regional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento global do setor.
O CB-196 está estruturado atualmente em quatro Comissões de Estudos ativas, cada uma dedicada a uma área específica da acústica:
+ Terminologia em acústica: CE-196:000.001
+ Acústica ambiental: CE-196:000.002
+ Acústica arquitetônica: CE-196:000.003
+ Acústica de ambientes: CE-196:000.004
Outras quatro estão em desenvolvimento: Projetos acústicos, Modelagem acústica, Acústica musical e Audiologia