Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica
Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.
A celebração de fim de ano da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), realizada no último dia 26 de novembro, no espaço de eventos Praça São Lourenço, em São Paulo -, foi marcada por uma série de atividades. A diretoria – composta pelo presidente, vice-presidentes, conselheiros, diretores, coordenadores dos Comitês Técnicos e gerência – apresentou, por meio de talks, uma retrospectiva dos resultados obtidos pela associação desde sua fundação em 2011 até a última gestão, que se encerra em 2019. A confraternização contou, também, com a posse da nova Diretoria e Conselho Administrativo (2020-2021), e do lançamento do Manual ProAcústica de Acústica Básica – a mais recente publicação técnica da associação.
Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas. O primeiro talk, conduzido por Marcos Holtz, vice-presidente de Atividades Técnicas, abordou as questões técnicas e normativas do mercado de acústica como temáticas principais. E reuniu os coordenadores Davi Akkerman, do Comitê Acústica nas Edificações; Juan Frias, coordenador do Comitê de Acústica Ambiental; e José Augusto Nepomuceno (via online), do Comitê Acústica de Salas.
Holtz iniciou a explanação destacando os resultados obtidos com a difusão dos seis manuais técnicos; a articulação junto ao poder público que resultou no Decreto do Mapa de Ruído Urbano da Cidade de São Paulo, em 2 de maio de 2019, e o sucesso das ações promovidas com o Inad (Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído) que, em 2020, se tornará nacional.
Segundo Holtz, “essas ações possuem três pilares: boas práticas, articulação com entidades, e promoção e apoio a eventos na mídia. Frias e Akkerman deram ênfase à evolução da cadeia produtiva no acompanhamento das revisões de normas técnicas, como a Norma de Desempenho e a NBR 10151, e o engajamento das empresas nas ações que fizeram da ProAcústica uma referência nacional. Entre os aspectos abordados, destaque para o ganho de 32% em inscrições, em comparação com as edições passadas, no Interlab (Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica.
Ao final das explanações do grupo, houve o lançamento do Manual ProAcústica de Acústica Básica, com a participação do prefaciante da publicação, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e vice-presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – Comat/CBIC.
Para Klavdianos, “o advento da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, em 2013, foi um divisor de águas e as construtoras, daqui em diante, após a crise, participarão cada vez mais de forma organizada e coerente, em busca da melhoria constante da qualidade nas práticas construtivas e das normas”. Sobre o manual do qual é autor do prefácio, ele fez questão de frisar: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do Manual ProAcústica de Acústica Básica, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.
Os aspectos institucionais fizeram parte do segundo talk da noite, que contou com a participação dos representantes das Diretorias de Marketing & Comunicação, Recursos Associativos, Relações com o Mercado e Financeira. O atual presidente, Edison Claro de Moraes, do biênio 2018-2019, se despediu de forma simbólica da gestão, agradecendo a todos pelas ações realizadas e pela evolução e fortalecimento da entidade. Edison sublinhou que “a ProAcústica é como se fosse uma criança, que precisa de cuidados”. E convocou todos a “pegarem em sua mão para ajudarem ela a crescer”.
O vice-presidente de Marketing e Comunicação, Luciano Marcolino, ressaltou a importância da participação das empresas associadas nos eventos em que a ProAcústica leva a Ilha ProAcústica, como a Feicon Batimat e a High Design, como forma de manter a visibilidade da entidade na sociedade. Além disso, deu ênfase ao valor da produção de conteúdo por parte dos Grupos de Trabalhos e Comitês Técnicos, das ações de comunicação e marketing e assessoria de imprensa que, segundo ele, “tornam a entidade e as empresas do setor relevantes e geram visibilidade perante outras entidades e a sociedade”.
O vice-presidente Administrativo Financeiro, Alberto Safra, afirmou “que em 2018, o panorama financeiro foi bastante difícil por causa da crise mas, em 2019, com a atividade econômica do país melhorando, a entidade conseguiu recompor o caixa com boa captação de novos associados”. Ele agradeceu o apoio das empresas patrocinadoras e destacou “a importância do apoio na viabilização dos Manuais Técnicos e nas ações de conscientização da população sobre a acústica na qualidade de vida das pessoas”. José Carlos Giner, vice-presidente de Recursos Associativos, apresentou um panorama do quadro associativo e estabeleceu como meta para 2020, chegar a 100 associados.
A cerimônia de posse da nova diretoria executiva, para o biênio 2020-2021, encerrou a apresentação com as boas-vindas ao novo quadro diretivo da entidade, composto por:
Diretoria Executiva | Biênio 2020-2021
Presidente Executivo | Luciano Marcolino
VP Atividades Técnicas | Marcos Holtz
VP Administrativo Financeiro | Alberto Safra
VP Comunicação e Marketing | Carlos H. Mattar
VP Relações com o Mercado | Edison Claro
VP Recursos Associativos | José Carlos Giner
Conselho Administrativo | Biênio 2020-2021
Presidente | Omair Zorzi
Vice-Presidente | Eduardo Volkart
Conselheiro 1 (efetivo) | Rafael Schmitt
Conselheiro 2 (efetivo) | Lineu Passeri Jr.
Conselheiro 3 (efetivo) | Rafael Siais Furtado
Conselheiro 4 (suplente) | Cândida Maciel
Conselheiro 5 (suplente) | Olavo Fonseca
Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy
Como novo presidente executivo, Luciano Marcolino declarou a honra em assumir a presidência após as gestões de Davi Akkerman e Edison Claro de Moraes. Para ele, “precisamos de renovação, de pessoas que se destacam para assumir posições na diretoria. É importante que tenhamos ideias e pensamentos novos e isso só se faz trabalhando, atuando e ocupando os espaços”.
O discurso, destacou metas e objetivos em que deve trilhar a entidade nos próximos anos, como os de ampliar o quadro associativo, as capacidades técnicas, a visibilidade da entidade e dos associados e a consolidação da acústica no mercado da construção civil; criação de eventos regionais; consolidação e ampliação do relacionamento com outras entidades; e a busca por novas fontes de recursos com patrocínios diversos.