InterLab tem crescimento de participantes, o que reflete a importância e qualidade do programa
Com a presença de 34 laboratórios de 9 estados brasileiros, a ProAcústica apresentou os resultados do programa InterLab 2024 e lançou a 3ª edição do QualiLab 2025, em um workshop marcado pela grande presença de público.
Em um workshop marcado pela grande presença de público, a ProAcústica apresentou os resultados e relatórios provisórios dos ensaios interlaboratoriais e de proficiência, para a tipologia edificações, realizados pelos laboratórios de acústica inscritos na 6ª Edição do Programa InterLab 2024.
O evento online contou com mais de 55 participantes que representaram os 34 laboratórios integrantes do programa. Ao longo das seis edições realizadas do InterLab, houve um crescimento significativo no número de participantes, refletindo o reconhecimento da importância e qualidade do programa. O InterLab 2024 obteve uma pluralidade no alcance de empresas de diferentes estados brasileiros, entre eles, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Como representantes da ProAcústica participaram do workshop o presidente, Marcos Holtz; o vice-presidente de atividade técnicas, José Augusto Nepomuceno; a coordenadora do GT InterLab e membro do comitê técnico do programa, Carolina Monteiro; o membro do comitê técnico, Juan Frias; e a gerente executiva e operacional, Maria Elisa Miranda.
A gerente técnica e responsável pelo InterLab, Grace Jeong, conduziu a explanação que, entre os assuntos, abordou considerações gerais para explicar os objetivos do programa e como funcionam os ensaios interlaboratoriais. Também apresentou os parâmetros analisados em 2024, o estudo de estabilidade e a aferição dos resultados dos ensaios deste ano.
“Todos os participantes ensaiaram o mesmo elemento com sua própria instrumentação, seus próprios procedimentos e técnicas. Cada um realizou cinco ensaios completos atendendo as metodologias estabelecidas nas normas técnicas”, pontuou Jeong. A ProAcústica, para garantir a confidencialidade dos resultados, forneceu um código de participação a cada laboratório e tratou os dados de forma totalmente confidencial.
O Programa InterLab 2024 ofereceu aos participantes, a verificação da conformidade dos resultados obtidos com os procedimentos das normas ABNT NBR ISO; a oportunidade de participar de ensaios interlaboratoriais para garantir a precisão e confiabilidade das medições; e o reconhecimento internacional, com o Programa InterLab listado no EPTIS – European Proficiency Testing Information System.
Ensaios
O objetivo do ensaio Interlaboratorial é avaliar a precisão de um método de ensaio através de indicadores como incerteza padrão, repetibilidade (r) e reprodutibilidade (R).
Os parâmetros utilizados pelos testes foram a média dos valores obtidos por laboratório, desvio padrão, incerteza expandida (95%), limite de repetibilidade e reprodutibilidade. Já para os testes de proficiência, foram considerados o valor verdadeiro obtido pelos laboratórios, desvio padrão alvo e avaliação do desempenho mediante o z’-score.
Para o tratamento de valores anômalos ou outliers o programa utilizou a ABNT NBR ISO 5725-1 e 5725-2, que realiza o teste de Cochran intralaboratorial e o de Grubbs Interlaboratorial. O primeiro compara a variabilidade interna das medições de um laboratório em relação aos outros e utiliza o desvio padrão entre os 5 resultados de cada laboratório.
Já, o segundo, testa os laboratórios com os valores extremos (maior e menor) a fim de considerá-los como apenas uma variabilidade inerente dos dados, ou trata-se de um erro. E, ainda, utiliza o desvio padrão entre os resultados médios dos laboratórios.
QualiLab 2025
Durante o workshop de apresentação dos resultados do InterLab 2024, a ProAcústica lançou a 3ª edição QualiLab 2025 – Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo, que tem como base os resultados de participação de um programa InterLab, onde os Relatórios Finais das Medições de Campo serão avaliados para atribuir o Selo QualiLab aos laboratórios que realizaram medições de campo com excelência.
O programa é realizado bianualmente com validade de 24 meses. Para se inscrever no Programa e Selo QualiLab basta apresentar a documentação de instituição provedora (ProAcústica ou outra), comprovando a participação em um Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica nas Edificações acompanhada de:
- Relatórios Finais do Ensaio Interlaboratorial e Proficiência de acordo com as normas que utilizam o Método de Engenharia e Detalhado.
- Certificados de Calibração dos sonômetros utilizados nas medições de campo de um Ensaio Interlaboratorial e Proficiência.
Com base na avaliação dos resultados das medições de campo constará, no Selo QualiLab do laboratório, a identificação entre as sete normas aplicadas. O selo tem validade de 03/2025 a 03/2027.