Levantamento da ProAcústica demonstra que na pandemia a poluição sonora reduziu em SP

Levantamento da ProAcústica demonstra que na pandemia a poluição sonora reduziu em SP

Associação lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão de liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais.

A diminuição da poluição sonora em uma cidade barulhenta como São Paulo é algo que a maioria dos moradores da cidade deseja. Um levantamento feito pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), em meio à quarentena imposta pela pandemia de covid-19, mostrou que em áreas da região central da cidade o nível sonoro reduziu em até 10 decibels, em relação a medições anteriores. Esse valor corresponde à metade (50%) da sensação sonora percebida nesses locais normalmente. Nesse contexto de isolamento e afastamento social causado pelos riscos da pandemia, essa diminuição de poluição sonora não é algo a ser comemorado. A falta do barulho nas cidades não representa só ausência, dor, sofrimento ou insegurança, mas contribui para a reflexão sobre um caminho futuro.

Como forma de expressão de liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais, a ProAcústica lança a campanha #SonsQueAmo. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD Br), comemorado no próximo dia 29 de abril. Ele faz parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21, organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual. O INAD é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

A campanha #SonsQueAmo pretende se tornar uma plataforma participativa e colaborativa de iniciativas criadas tendo o som como ferramenta. A ideia é que as pessoas compartilhem por meio das redes sociais reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários ou as iniciativas de pessoas que buscam contato e encontram no som o canal de expressão. Conversas nas janelas, músicas compartilhadas nas varandas, canto de pássaros identificados, mas antes despercebidos, trabalho envolvido pela brincadeira de crianças ao fundo, sons que passaram a tocar na alma e no coração com muita emoção.

Para ajudar a ampliar essa corrente positiva, a associação propõe que se grave com um celular, preferencialmente na posição horizontal, um vídeo com áudio de no máximo sessenta segundos.

O vídeo pode ser enviado via upload ou link do canal Youtube do internauta diretamente no hotsite da campanha – www.proacustica.org.br/inad/2020/ – ou, ainda, ser publicado como um feed na rede social Instagram acompanhado da #SonsQueAmo e marcando @associacaoproacustica.

Os vídeos enviados pelo hotsite ou capturados da rede social irão compor um grande “mural de áudio visual público” com as contribuições individuais que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama!

Filosofia #SonsQueAmo    

A campanha #SonsQueAmo pretende ajudar a criar pontes de afeto. Remontar penínsulas afetivas por meio de mensagens de carinho de quem se viu em novos momentos com a família ou sozinho – em casa. E reviver a sensação de continente social com os sons resgatados nesses momentos.

A sociedade se reinventa. As comemorações ganharam ar de coletividade e de solidariedade por meio do som. As tradicionais músicas de parabéns, cantadas nos aniversários em casa, hoje são entoadas por ruas inteiras, prédios e condomínios assim como aplausos, solos musicais, entre tantas outras manifestações sonoras.
    
Formas de boa convivência sonora nas cidades, no trânsito, nas casas, nos condomínios, hospitais e escolas são importantes para serem disseminadas por meio da #SonsQueAmo. Do som que amamos se contrapondo ao ruído que não gostamos, mas que são necessários para a manutenção da vida e constituem a nossa própria existência!

A ProAcústica clama:
Venha fazer parte desta onda! Os sons entre corações e mentes!
#SonsQueAmo

Campanha #SonsQueAmo
Realização: ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica
Lançamento: 29/04/20 – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – INAD BR
Duração: de 29/04 a 31/10/20
Sobre a campanha: www.proacustica.org.br/inad/2020/