Sobrac comemora 40 anos na FAUUSP com muitas homenagens e palestras

Dois dias de grandes debates, palestras e compartilhamento de conteúdo sobre acústica e tecnologias em arquitetura tornaram inesquecíveis as comemorações dos 40 anos da Sobrac (Sociedade Brasileira de Acústica). A celebração ocorreu no Encontro Sobrac 40 Anos, que, este ano, aconteceu junto com o 15° Seminário Internacional Nutau 2024, no auditório Ariosto Mila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Foi um momento de homenagens aos fundadores, beneméritos e honorários da instituição e a atmosfera da FAU, com toda a sua história, foi um dos fatores que tornou a celebração dos 40 anos da Sobrac ainda mais especial.

A abertura do evento contou com a participação do presidente da Sobrac, Krisdany Cavalcante; de Ranny Michalski, presidente do Nutau-USP; de Marcos Holtz, presidente da ProAcústica; do presidente da ABNT, Mario William Esper; e do diretor da FAUUSP, João Sette Whitaker Ferreira.

Celebrar os 40 anos da Sobrac foi marcante, ressaltou o presidente Cavalcante. “Esta foi uma oportunidade de estar com colegas que idealizaram a fundação da sociedade e trabalharam para concretizar esse sonho. Foi maravilhoso encontrar as pessoas que fizeram o processo de construção e consolidação da entidade ao longo dos anos e relembrar cada etapa conquistada ao longo dessa caminhada”, pontuou.

O presidente da ProAcústica participou da mesa redonda com o tema Legislação e Normalização em Acústica e Vibrações. Na oportunidade, ressaltou a importância da história da Sobrac no cenário da engenharia acústica brasileira e evidenciou a parceria institucional que as organizações construíram a longo dos anos. “Sempre tivemos uma relação muito próxima e ano que vem estaremos mais unidos com a realização do Inter-Noise 2025, em São Paulo”, ressaltou o presidente.

Das presenças dos fundadores da Sobrac, destaque para Moysés Zindeluk, Ricardo Eduardo Musafir, Marco Nabuco, Roberto A. Tenenbaum e Maria Luiza Belderrain, única mulher a participar da fundação da sociedade. Um dos momentos marcantes e de grande emoção foi a exibição do vídeo com o depoimento do professor Jules G. Slama – primeiro presidente da entidade.

A presença de um dos patronos da acústica brasileira, Schaia Akkerman – com 95 anos, tendo 70 deles dedicado à carreira na engenharia acústica – gerou também grande comoção. Akkerman fez questão de preparar uma palestra de 20 minutos onde fez uma homenagem à Sobrac e aos profissionais que ajudaram a construir essa história.

Na ocasião, também foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Sobrac, que, entre outras deliberações, anunciou a homologação e proclamação do resultado da eleição de 2024, que tornou Bianca Carla Dantas de Araújo, a nova presidente da entidade.

Ao todo, nos dois dias de evento, foram 17 palestras com importantes nomes da cadeia produtiva da acústica brasileira, contando com a participação de representantes de empresas associadas da ProAcústica.

Entre os temas abordados, destacaram-se a Acústica urbana, arquitetônica e de edificações; Controle de ruído e vibrações; e Desafios para o ensino e a pesquisa de acústica no Brasil. No total foram cinco mesas redondas com a participação de renomados nomes do universo acadêmico, do mercado de acústica e da arquitetura.

Ao término do primeiro dia, houve o lançamento do livro “Processamento de Sinais em Acústica e Vibrações”, de autoria do professor Tenenbaum. O evento se encerrou com o pré-lançamento do livro Sobrac 40 anos e com o convite para o Inter-Noise 2025 e para XXXI Encontro da Sobrac 2026.