Projeto de home studio de ensaio e gravação em área residencial traz conforto, funcionalidade e excelência acústica

Inspirado no famoso Estúdio 2 de Abbey Road, onde os Beatles gravaram a maior parte de suas músicas, um espaço com características de estúdio profissional, inserido em um ambiente residencial, contemplou soluções de isolamento sonoro e o condicionamento acústico integrados aos projetos de arquitetura e design de interiores para atender um cliente músico e arquiteto.

A Passeri Acústica, empresa de consultoria e design acústico, foi a responsável pelo desenvolvimento de soluções acústicas em um projeto na cidade de Porto Velho, Rondônia. Esse projeto consistiu na criação de um home studio que, além de atender às necessidades do cliente – um músico e arquiteto atuante na região -, também serve como sala de ensaio para uma das principais big bands de Rondônia. “A demanda por um espaço com características de estúdio profissional, inserido em um ambiente residencial, trouxe à tona a necessidade de encontrar o equilíbrio entre conforto, funcionalidade e excelência acústica”, observa Lineu Passeri, CEO e diretor técnico da consultoria.

O projeto contemplou soluções de isolamento sonoro e o condicionamento acústico perfeitamente integrados aos projetos de arquitetura e design de interiores concebidos pelo cliente, que ficou encarregado pela compatibilização de ambos, garantindo a qualidade sonora necessária para gravações e ensaios, sem causar incômodo aos vizinhos ou aos moradores da residência.

 “Projetar um estúdio dentro de uma residência, especialmente quando ele tem o objetivo de abrigar ensaios de uma big band, é um desafio que demanda soluções robustas de isolamento sonoro. Além disso, por estar localizado em um condomínio residencial, o estúdio precisava permitir atividades a qualquer hora do dia sem comprometer o conforto dos moradores e dos vizinhos”.

O estúdio foi projetado com pé direito elevado e laje inclinada (3,30 m no ponto mais baixo e 5,5 0m no ponto mais alto), o que possibilitou a criação de um mezanino em que se localiza a sala técnica. Essa área conta com uma visão ampla da sala de ensaio e gravação por meio de um visor acústico com vidros laminados duplos (1×8 mm e 1×12 mm, distantes 10 cm um do outro) montados em um caixilho de madeira fabricado sob encomenda a partir do projeto da Passeri Acústica, proporcionando uma interação direta entre os espaços, essencial para gravações. A ligação entre as duas salas é feita por meio de uma escada linear. “Inspirado no famoso Estúdio 2 de Abbey Road, conhecido mundialmente como o estúdio onde os Beatles gravaram a maior parte de suas músicas, este projeto foi uma homenagem a esse ícone da música, trazendo não apenas funcionalidade, mas, também, agregando um certo charme histórico ao conjunto”.

Soluções de Isolamento ao Ruído Aéreo

Uma das maiores preocupações em um estúdio desse porte, é o isolamento sonoro. A consultoria abordou o problema com uma série de soluções construtivas eficazes que garantem a não propagação de ruído, tanto para o exterior quanto para os outros ambientes da residência.

Paredes Duplas

O isolamento sonoro das paredes foi solucionado por meio da construção de paredes duplas de alvenaria, distantes 10 cm uma da outra. A parede externa é de blocos de concreto estrutural com dimensões de 19x19x39 cm, preenchidos com grout e rebocados de ambos os lados. A parede interna foi construída com tijolos de barro maciços aparentes.

Laje Maciça

Uma laje de concreto armado com 20 cm de espessura foi a opção para o isolamento sonoro da cobertura. Sobre ela, foi instalado um telhado composto por estrutura metálica leve e telhas de aço tipo sanduíche, adicionando uma segunda camada para assegurar o isolamento sonoro da cobertura, garantindo um ambiente interno controlado para gravações e ensaios.

Antecâmara

O acesso ao estúdio é feito através de uma antecâmara, que conta com duas portas acústicas de aço Rw=40dB, com visor. Além disso, a antecâmara tem uma terceira porta que dá acesso a um lavabo privativo do estúdio.

Solução de Isolamento ao Ruído de Impacto

A solução adotada para o isolamento ao ruído de impacto e vibrações foi a construção de laje de piso flutuante, em concreto armado com 12 cm de espessura, construída sobre uma manta resiliente de 5 cm de espessura e dupla densidade. Esse sistema impede que vibrações decorrentes – principalmente dos instrumentos que produzem sons de baixa frequência e grande intensidade (como o bumbo da bateria e o contrabaixo elétrico, por exemplo) – sejam transmitidos para outros ambientes da residência, tornando o estúdio totalmente isolado do ponto de vista estrutural e acústico.

Soluções de Condicionamento Acústico

Com o isolamento sonoro devidamente resolvido, a atenção se voltou para o condicionamento acústico dos ambientes do estúdio, a fim de garantir a qualidade sonora para gravações e ensaios.

Painéis Absorvedores e Elementos de Variabilidade Acústica

Foi implementada uma série de soluções para o controle das reflexões sonoras internas. Painéis de lã de PET, com espessuras de 50 mm e 100 mm, foram distribuídos em pontos estratégicos das paredes. Esses painéis, revestidos com tecido ortofônico e emoldurados, servem não apenas como elementos de absorção, mas, também, como suporte para instrumentos musicais, maximizando a funcionalidade do espaço.

Além disso, a sala foi equipada com painéis móveis. Esses painéis têm uma superfície absorvente de um lado e uma superfície refletora do outro, permitindo a modificação do tempo de reverberação de acordo com a atividade realizada no estúdio – gravação ou ensaio.

Tapetes e Elementos Móveis

O uso de tapetes espessos em diversas partes das salas complementa o condicionamento acústico, ajudando no controle das reflexões e reduzindo o tempo de reverberação dentro delas.

Difusores Suspensos

Painéis difusores pendentes do teto da sala de gravação e ensaio ajudam a distribuir melhor a energia sonora, assegurando um campo sonoro difuso uniforme por todo o ambiente e evitando a ocorrência de reflexões sonoras concentradas.

“O projeto de design acústico do home studio desenvolvido por nossa equipe é um exemplo claro de como a técnica, o planejamento e a criatividade podem se unir para criar um espaço que atende às necessidades tanto de profissionais da música quanto de arquitetos exigentes. As soluções de isolamento sonoro e condicionamento acústico adotadas no projeto asseguram que o estúdio ofereça o máximo de qualidade sonora, conforto e funcionalidade, sem comprometer a tranquilidade dos ambientes ou dos imóveis vizinhos.

A principal lição é que o sucesso da obra construída se deve, em boa parte, ao respeito do proprietário-construtor ao projeto de acústica, que foi seguido à risca. Por isso, o resultado foi tão satisfatório”, conclui Passeri.

Detalhes técnicos

Modelos acústicos dedicados para dimensionamento do projeto

O RT60 (Tempo de Reverberação) foi estimado, inicialmente, por Sabine e, no decorrer do trabalho, com o avanço do detalhamento, por meio de software dedicado de modelagem acústica.

Principais dificuldades para obtenção de materiais

Logística; condições de preço e prazo; de entrega de materiais fabricados ou disponíveis na região Sudeste; e de mão-de-obra qualificada para instalação.

Difusores e painéis

Os difusores de Schroeder, os painéis de variabilidade acústica e os painéis absorvedores foram desenhados pela consultoria e fabricados sob encomenda.

Dicas para o isolamento acústico de um estúdio de ensaio e de gravação

“A acústica de um ambiente influencia diretamente a experiência sonora de quem o utiliza, seja para fins profissionais ou amadores. Estúdios de ensaio e estúdios de gravação de música requerem soluções acústicas críticas, de acordo com cada atividade”.

Em estúdios de ensaio, por exemplo, o ambiente deve ser amplo, claro, com móveis e objetos dispostos de forma que propiciem uma decoração agradável e aconchegante. O isolamento acústico deve ser suficiente para permitir a concentração dos músicos durante seu trabalho e evitar problemas com a vizinhança. O tempo de reverberação não deve ser excessivamente baixo, para que todos os músicos escutem uns aos outros em qualquer ponto da sala. Não há necessidade de uma sala técnica ou de um nicho para a bateria, por exemplo, uma vez que o objetivo do ambiente é permitir a maior integração possível entre os seus ocupantes. Em suma: devem possuir características arquitetônicas e acústicas que possibilitem o máximo conforto e bem-estar de músicos e produtores durante os longos períodos que passam lá dentro.

Já em estúdios de gravação, o isolamento acústico dos ambientes deve ser suficiente para evitar quaisquer interferências, tanto em relação ao espaço externo (e à vizinhança) quanto em relação a outros ambientes da mesma edificação que contém o estúdio. O tempo de reverberação deve ser compatível com seu uso predominante. A sala de gravação deve contar com espaços mais reverberantes (para gravação de piano acústico, cordas, metais e madeiras) e espaços menos reverberantes (para gravação de guitarras, bateria e vocais), tornando-a mais versátil. Ou possuir um sistema de variabilidade acústica, capaz de modificar o tempo de reverberação da sala, adequando-o aos tipos de instrumentos a serem gravados. De todo modo, o tempo de reverberação na sala de gravação deve ser baixo o suficiente para evitar o excesso de ruído interno decorrente de múltiplas reflexões, o que pode comprometer negativamente as gravações multicanal. O nicho para bateria pode ser aberto ou fechado, mas deve sempre existir. A sala técnica, por sua vez, deve permitir que produtores e engenheiros de gravação escutem com clareza o resultado do trabalho dos artistas. Por isso, sua geometria, seu isolamento sonoro e seu condicionamento acústico devem evitar ao máximo quaisquer tipos de interferências no som que ali se ouve, tanto em termos de ruído quanto em termos de reverberação. Além disso, a sala técnica também deve acomodar com conforto os músicos, produtores e artistas durante as sessões de gravação e mixagem.