ProAcústica realiza primeira pesquisa sobre o mercado de Acústica no Brasil
A entidade encomendou mapeamento do setor que revelou faturamento de R$ 5 bilhões e um contingente de 15 mil trabalhadores. Os empresários e profissionais do setor estão otimistas, e 44% deles estimam crescer em 2015.
Com um faturamento de R$ 5 bilhões e um contingente de 15 mil trabalhadores (em 2014), o mercado de Acústica é um ponto fora da curva no cenário econômico nacional, onde a crise não tem poupado os diversos setores, inclusive o da construção civil, que vem registrando queda pronunciada em suas atividades. Os dados foram levantados pela primeira pesquisa de mercado do país sobre o segmento de Acústica “O Mercado de Acústica No Brasil: Cenário & Perspectivas”, encomendada pela ProAcústica à Criactive Assessoria Comercial, com o objetivo de mapear o setor com precisão.
A ótima imagem da ProAcústica também ficou evidenciada com 84% de satisfação das afiliadas, nível bastante expressivo e positivo. Entre as empresas associadas, 43% concordaram que a entidade possibilita troca de informações sobre a área de acústica, auxiliando as empresas do segmento e valorizando este mercado. Entre as empresas não associadas, 29% apontaram que o conhecimento e a troca de informações sobre o mercado de acústica seriam os principais motivos para se associarem à ProAcústica no futuro.
A pesquisa verificou que em termos de potencial produtivo 44% dos entrevistados projetam crescer em 2015, enquanto 37% estimam estabilidade. Apurou ainda que a área de acústica das empresas é a que detém maior participação no mercado, correspondendo a 45% desse faturamento e empregando praticamente um terço dos trabalhadores do setor. Segundo o mapeamento, a participação majoritária do segmento se dá nas obras comerciais (41%), com grande potencial para um crescimento no segmento residencial e industrial. Os dados foram colhidos junto aos associados da ProAcústica e também entre empresas e profissionais do mercado de acústica em geral.
Conhecimento aprofundado
Segundo Davi Akkerman, presidente da entidade, a ProAcústica percebeu a necessidade de promover um estudo para dar início à composição de dados sobre o segmento, a fim de monitorar a consolidação do mercado de acústica na construção civil. E contou com 100% de adesão das empresas pesquisadas, o que mostra uma base sólida para a compreensão da representatividade do segmento e de seu potencial de mercado. Este primeiro mapeamento, referente a 2014, teve como meta compreender melhor o tamanho, a representatividade, a força e o potencial do segmento, dando início à construção de dados macroeconômicos e de distribuição geográfica das empresas que atuam nesse mercado.
Desde sua criação há quatro anos, a ProAcústica vem promovendo o conhecimento e o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil, e difundindo soluções acústicas para o conforto e a saúde dos usuários, nos segmentos habitacional, corporativo e no espaço urbano. A entidade tem se dedicado ainda a estabelecer diretrizes estratégicas para nortear as ações atuais e futuras de empresas e profissionais associados. Com isso, a pesquisa torna-se uma ferramenta importante para orientar as empresas e fundamentar e balizar as relações da ProAcústica com seus associados, sociedade civil e governos.
Mapeamento do setor
De acordo com Cristina Della Penna, da Criactive Assessoria Comercial, a pesquisa definiu diretrizes baseadas em temas como forma de segmentação do mercado; participação das empresas nas faixas de faturamento; participação do faturamento em relação a produtos, soluções ou serviços acústicos; número de funcionários; tipologia de obras em que as empresas atuam; crescimento do mercado acústico em 2014; expectativas de crescimento para 2015; e visão e satisfação dos associados em relação à ProAcústica. Realizado em duas etapas, a primeira consistiu em um projeto piloto, que entrevistou 10 empresas para testar os temas e formulário. Em seguida, na segunda etapa, foi aplicada a pesquisa propriamente dita, após a validação do projeto piloto. A ProAcústica selecionou 105 empresas para participar do mapeamento, sendo 63% associadas e 37% não associadas, com adesão à pesquisa de 100% delas.
Presentes em quase todas as regiões do país, as empresas pesquisadas se concentram com na região Sudeste (68,8%), com o Estado de São Paulo liderando com o maior número de empresas (59,1%), seguido por Santa Catarina (9,7%), Rio Grande do Sul (7,9%), Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro (3,9%) e Distrito Federal (2,9%), entre outros (veja gráfico).
Em termos de faturamento, a grande maioria 59%, advém de pequenas empresas (de R$ 2.400.001,00 até R$ 16.000.000,00); as médias empresas com 16% de participação (de R$ 16.000.001,00 até R$ 90.000.000,00) e as microempresas têm 12% da fatia (até R$ 2.400.000,00) (veja gráfico).
Das empresas participantes da pesquisa, 86,1% é fabricante de produtos ou soluções acústicas, seguida pelas consultorias e projeto de acústica, com 8,3% e pelas empresas de distribuição e Instalação, com 3,7%, entre outras. (veja gráfico).
Do universo pesquisado, 40,7% das empresas atuam em obras comerciais; 27,7% em obras residenciais e 20,3% industriais (veja gráfico).
Uma publicação “O mercado de acústica no Brasil: Cenários & Perspectivas – Resumo Executivo Pesquisa 2015” foi produzida e disponibilizada para as empresas participantes da amostra que responderam a pesquisa. A publicação não está disponível para livre consulta.